Looking for help?
Table of Contents
Antes de enviar os seus ficheiros, consulte a checklist para garantir que não haja problemas ao produzir o seu trabalho. Se precisar da nossa ajuda para preparação do arquivo, por favor entre em contacto.
- software
Programas de edição
Uma das principais regras é criar o ficheiro num programa adequado. Word, Excel e Power Point não são programas de edição gráfica, não permitem controlar a resolução de imagens e não estão preparados para interpretar o sistema de cores CMYK.
Opte por softwares de edição – o Photoshop, o Illustrator, o Corel ou o Indesign são excelentes opções. - tamanhos
Tamanhos irregulares
Se os dados que carregar forem de um tamanho que se encaixe no tamanho da sua encomenda e não houver problemas com os dados, presumiremos que está a querer este tamanho. Nós não expandiremos nem encolheremos seus dados para caber no tamanho maior.
Por exemplo: Você pede folhetos de tamanho A5 (21 x 14,8 cm), mas os dados são 20 x 10 cm. - cores
Não utilize cores em RGB
Se o seu ficheiro contém imagens, preenchimento ou contornos em RGB, deverá colocar em CMYK. Este é o sistema de cores utilizado no processo de impressão. Se seus dados tiverem sido criados no modo de cor RGB, quando for convertido para o modo de cor CMYK, haverá uma mudança nas cores e alguns tons mais escuros. Este é um resultado esperado ao converter de RGB para CMYK.Ao projectar para impressão, você deve sempre iniciar no modo de cores CMYK. - margens
Coloque uma margem de segurança de 2 mm
A sangria é extremamente importante para evitar um dos principais erros de impressão. Esta margem de segurança garante que, após o corte realizado no final do processo de produção, o material gráfico contém todos os elementos. Os 2 mm devem ser adicionados ao tamanho do produto impresso.
A margem de segurança para elementos de texto ou imagens – para além da sangria, deve reservar um milímetro da área do seu design. - pretos
Opte pelo tom preto
Se o objetivo é utilizar o preto como cor de fundo, deve ter atenção: a tinta preta, sem estar misturada com outras cores, não permite obter uma boa cobertura do papel. Por isso, deve misturar o preto com 30% de ciano.
Para textos, deve utilizar sempre o preto 100%: C 0%, M 0%, Y 0%, K 100%.
Dica: Não utilize um tamanho de letra inferior a 7. - imagens
Não utilize imagens com baixa resolução
As imagens devem ter 300 dpi. Se optar por colocar imagens com resolução inferior, a definição será menor e, o material impresso, poderá ficar pixelizado ou sem nitidez. Por isso, mesmo que a imagem pareça ter qualidade no seu computador, jogue pelo seguro.
Opte por imagens com boa resolução e obtenha o resultado final que pretende obter. - sombras e texturas
Evite que as sombras, efeitos e texturas fiquem diferentes
Sempre que utiliza estes efeitos existe possibilidade de correr mal: a sombra fica com as cores invertidas, a transparência não fica igual, a textura desaparece e podem ainda ocorrer outras anomalias.
Para não ter nenhum problema, depois de criar os degradês ou outros efeitos, converta-os em bitmap CMYK 300 ppi – no fundo, está a converter esses elementos em imagens. Só depois deve gerar o PDF X-1a. - textos
Converta o seu texto em curvas
Se seu texto não foi convertido em contornos, há uma forte hipótese de não termos as fontes específicas usadas no seu ficheiro. Assim, não poderemos imprimir seus dados. É muito frequente que se utilizem fontes de texto que não pertencem ao sistema de origem e, por isso, quando o ficheiro é aberto noutros computadores a fonte é substituída automaticamente.
Para evitar este problema, deverá converter o texto em curvas. - gravação
Guarde em PDF X-1a
Não se esqueça das dicas anteriores e, no final, guarde o ficheiro em PDF X-1a. Este formato específico é indicado para a impressão e assegura que o seu ficheiro será impresso tal como o visualiza no seu computador. - send it
Se não percebeu nada do que estivemos a falar anteriormente, opte por contratar um serviço de design!